Foro Comunista

¿Quieres reaccionar a este mensaje? Regístrate en el foro con unos pocos clics o inicia sesión para continuar.

    Nasce o Movimento Operário Português

    avatar
    bolcheviquebarreirense
    Novato/a rojo/a
    Novato/a rojo/a

    Cantidad de envíos : 11
    Reputación : 26
    Fecha de inscripción : 14/02/2010

    Nasce o Movimento Operário Português Empty Nasce o Movimento Operário Português

    Mensaje por bolcheviquebarreirense Vie Feb 19, 2010 4:50 pm

    [Tienes que estar registrado y conectado para ver esa imagen]

    Englhis Tradution
    As condições de Trabalho do Operariado, pioram, á medida que o capitalismo se desenvolve.Baixam os salários reais degradam-se as condiçoes de alimentação e alojamento.Face á intensificação da exploração,começa a surgir um movimento operário organizado.

    A Primeira Organização de Trabalhadores surge em Lisboa, já em 1883, é a sociedade de Artistas Lisbonenses. Mas é apenas na segunda metade do sec xix qude o movimento se amplia. Em 1852, é fundado o centro Promotor de Melhoramentos das Classes laboriosas,
    a partir do Jornal Eco dos Operários, fundado em 1850.Criam-se associações de socorro Mutuos e outros organismos de solidariedade eentre os Trabalhadores.

    A comuna de Paris dá um novo alento ao Movimento Operário Português. Nesse mesmo ano Antero de Quental, publica o Queé A IinternacionalEstabelecem-se contactos com a Associação Internacional de Trabalhadores, fundada por Marx e Engels. Em 1872 é fundada em Lisboa a Associação Fraternidade Operária, que nesse mesmo ano abre uma secção no Porto. Ainda em 1872 verificam~se as 1ªs Greves Operárias.Em 1875 é Criado o Partido Socialista Operário Português.

    No segundo quartel do século desenvolve-se a imprensa operária. Em 1879, começa a publicar-se o semanário A Voz do Operário , oorgão dos Trabalhadores do Tabaco. No mesmo ano é fundado no Porto o Jornal Anarquista A Revolução Social.
    Em 1896 é fundado em Lisboa o Jornal a Voz do Trabalho

    Manifesto dos Operários da Construcção Civil de Lisboa para o 1º de Maio de 18890 .

    "Operários Portugueses: Não cruzemos oos braços perante a nobre e elevada atitud dos nossos irmãos além Fronteiras, que, em, nome
    da Fraternidade Humana procuram melhorar um pouco a sua situação. Não olvidemos a Voz da Razão que nos chama para a luta, e que a nossa divisa seja : 8 horas para trabalhar, 8 horas para estudar, 8 horas para descansar.
    Companheiros: Carpinteiros, pedreiros,canteiros,pintores,estucadores,serralheiros, funileiros, trabalhadores enfim; escolhamos o
    dia 1º de Maio , para unidas todas as classes da que fazem parte da Construcção Civil , vermos qual a melhor forma,porque havemos de pôr em prática o dia normal de 8h00 de trabalho.
    [url=The conditions of the workers' labor, even worse, as capitalism is desenvolve.Baixam real wages degrade the conditions of supply and alojamento.Face be intensified exploitation is emerging an organized labor movement. ]The conditions of the workers' labor, even worse, as capitalism is desenvolve.Baixam real wages degrade the conditions of supply and alojamento.Face be intensified exploitation is emerging an organized labor movement. [/url]

      Fecha y hora actual: Dom Nov 24, 2024 2:17 pm